“Yo-Yo Ma Wants Bach to Save the World”
2020 Maio
Rio de Janeiro
36 Concertos. 6 Continentes. 36 Dias. Explorando como a cultura nos conecta
Em agosto de 2018, Yo-Yo Ma iniciou uma jornada de dois anos para realizar as seis suítes de Johann Sebastian Bach para violoncelo solo em uma sessão, em 36 locais ao redor do mundo.
O projeto é motivado não apenas pelo relacionamento de seis décadas de Yo-Yo com a música, mas também pela capacidade de Bach de se comunicar com nossa humanidade partilhada em um momento em que nosso diálogo cívico é tão frequentemente focado na divisão.
Para Yo-Yo Ma, a música de 300 anos de Bach é um exemplo de como a cultura nos conecta e pode nos ajudar a imaginar e construir um futuro melhor e ele acredita que há muitos, muitos mais. Para Yo-Yo, a cultura inclui não apenas as artes, mas a união da arte e da ciência: tudo o que nos ajuda a entender nosso ambiente, um ao outro e a nós mesmos.
Arte, Conversa e Ação
36 dias de ação em um movimento
O Projeto explora e celebra todas as maneiras pelas quais a cultura nos fortalece como indivíduos, como comunidades, como sociedade e como planeta. Ao lado de cada concerto, Yo-Yo e sua equipe fazem parcerias com artistas e criadores de cultura, organizações culturais e comunitárias e líderes de diversos setores para projetar conversas, colaborações e apresentações.
Esses eventos públicos e experiências criativas são diferentes em cada local; eles aspiram à relevância local e ao significado global; eles demonstram o poder da cultura de criar mudanças positivas; inspiram novos relacionamentos, conectam parceiros e pedem a todos para manter a cultura no centro de nossos esforços para construir um futuro compartilhado.
“Yo-Yo Ma viaja pelo mundo e sonha com utopia global ao som de Bach”
“A música, como toda a cultura, nos ajuda a entender nosso ambiente, um ao outro e a nós mesmos. A cultura nos ajuda a imaginar um futuro melhor. A cultura ajuda a transformá-los em “nós”. E essas coisas nunca foram tão importantes.”
“Toda pessoa tem a obrigação de encontrar uma maneira de começar a resolver os maiores problemas da sociedade. Devemos nos perguntar: o que todos podemos fazer juntos que não podemos fazer sozinhos?”
“O entendimento compartilhado que a cultura gera nesses tempos de divisão pode nos unir como um mundo e nos guiar a decisões políticas e econômicas que beneficiam toda a espécie. Somos todos seres culturais - vamos explorar como a cultura nos conecta e pode ajudar a moldar um futuro melhor.”