2021 Julho
Rio de Janeiro + São Paulo + 1 cidade
Assista ao teaser do espetáculo "Tristão e Isolda” do Ballet du Grand Theatre de Genève
A lenda de Tristão e Isolda: um périplo para a imortalidade.
Música, Richard Wagner
Criado em 1960 o Ballet du Grand Théâtre de Genève se dedica a explorar a pluralidade estilística da dança dos séculos XX e XXI
Hoje sob a direção de Philippe Cohen, a companhia busca uma linha artística resolutamente engajada na via da criação coreográfica, mantendo, porém, os pés nos fundamentos da dança.
Integrada por 22 bailarinos de formação clássica, a companhia se coloca hoje entre as mais importantes do cenário internacional, e realiza numerosas releituras dos grandes clássicos do balé, através de alguns dos mais destacados jovens coreógrafos da atualidade.
Com coreografia de Joelle Bouvier, Tristão e Isolda foi concebido sobre a música de Richard Wagner e coloca em destaque os momentos de êxtase, quando o ódio flanqueia as chamas de uma paixão extrema, levando os sofrimentos e antagonismos a encontrar sua resolução na noite, ou seja, na morte
Joelle Bouvier optou por transformar certos elementos da história para torná-los mais abstratos, evitando a armadilha de contar este enredo de maneira muito narrativa ou realista. Sua linguagem é mais onírica e metafórica, evidenciando os grandes temas da obra: o amor, o amor contrariado, a traição, o ressentimento e o perdão.
“Sem dúvida uma das melhores companhias européias, que se encaixa tão bem no neoclássico quanto no contemporâneo.”
“Philippe Cohen parece gostar de coreografias modernas e artistas loucos mas discretamente individuais, todos eles bailarinos excepcionalmente flexíveis treinados em balé clássico. (...) Que retornem em breve!”