“A Cia. Brasileira de Ballet é formada por jovens, por talentos que têm a garra necessária para um futuro promissor!”
2020
manutenção e turnê
O projeto
Historicamente apoiada pela Dellarte, a Companhia Brasileira de Ballet, ícone do ensino de balé no Rio de Janeiro é agora projeto sob a égide do Instituto Dellarte. Atualmente este projeto está tutelado pela SulAmérica Seguros.
O projeto Cia BEMO é uma iniciativa que vem firmar a fusão da premiada Cia Brasileira de Ballet à Escola Estadual de Danças Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (EEDMO).
Com direção Artística de Jorge Texeira e Direção Geral de Hélio Bejani, esta fusão se deu unindo a tradição construída ao longo de mais de 90 anos da EEDMO, com as produções de obras, cenografias e de figurinos, além de 18 anos de experiência e renome conquistado pela Cia Brasileira de Ballet. O objetivo central desta iniciativa é alcançar um maior número de jovens e propiciar a seus integrantes uma experiência e o amadurecimento artístico/profissional.
Composta pelos mais talentosos jovens bailarinos, oriundos de comunidades menos favorecidas do estado do Rio de Janeiro e outros vindos de diversas cidades brasileiras, a Cia BEMO, é formada 46 jovens que vem trabalhando muita garra e determinação. Destacando-se no cenário das grandes companhias de dança nacionais, a Cia BEMO se apresenta regularmente, com produções de ballet clássico de repertório no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ao lado de diversas personalidades da dança nacional e internacional como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Cláudia Mota, Áurea Hämmerlli, Marcelo Misailidis e Vitor Luís, todos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Roberta Marques, Thiago Soares e Marianela Nuñez, do Royal Ballet; Renata Pavan e Herman Cornejo,do American Ballet Theatre; Juan Pablo Ledo do Teatro Colón e Aidos Zakan do Ballet Teatro Michailov, entre outros.
“Tive a oportunidade de assistir a ensaios da Companhia Brasileira de Ballet e constatar o trabalho sério que vem sendo desenvolvido com jovens bailarinos, que com talento e determinação mostram um resultado de grande profissionalismo no palco. Essa companhia deve ser incentivada a continuar seu trabalho, pois poucos grupos de dança conseguem reunir tantos jovens promissores com um trabalho tão competente”
CIA BEMO - TMRJ
+ de 46 bailarinos formados pela Ong
Ciranda Carioca + curso EEDMO
ESCOLA ESTADUAL DE DANÇAS MARIA OLENEWA
+ de 280 crianças e adolescentes atendidosturmas de balé classico
turmas de dança contemporânea
turmaS de alongamento
A Cia BEMO
É um projeto artístico, didático e social desenvolvido com o intuito de promover e possibilitar o ensino, a prática e a profissionalização do balé para crianças e jovens de todas as classes sociais. Objetivando resgatar o interesse do público em geral pela arte da dança, a companhia produz espetáculos de ballet clássico, neoclássico, e dança contemporânea, criados especificamente para a companhia, além de ballets clássicos de repertório de altíssimo nível artístico, já tendo alcançado reconhecimento no cenário da dança internacional.
A determinação e perseverança de alunos, professores e funcionários para manter a companhia e funcionando são exemplos de seriedade, empenho e, principalmente, amor ao balé. Tendo como base a Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, que atende a cerca de 280 crianças e adolescentes, oriundos de comunidades carentes do Rio de Janeiro.
A Cia BEMO - TMRJ é composta, atualmente, por 46 bailarinos, em sua maioria, alunos dos últimos anos do curso técnico da EEDMO, por alunos formados no último ano da EEDMO e bailarinos oriundos da Cia Brasileira de Ballet, provenientes de diversas partes do Brasil. A metodologia de ensino da Cia. permite que todos os alunos, com idade entre 15 e 23 anos, interpretem grandes e pequenos papéis, possibilitando a descoberta de novos talentos e o amadurecimento profissional dos alunos. O brilhantismo e a técnica de seus bailarinos têm levado a CIA BEMO a diversas apresentações fora do Brasil, como na Argentina, Estados Unidos, Suíça, China, e em Mônaco, onde foi representante oficial da América Latina no “Monaco Dance Forum 2010”.
Em 2012 a companhia fez uma turnê em Israel, onde representou nosso país no Festival Internacional de Karmiel. No Brasil tem sido convidada para se apresentar em diversas cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Belém do Pará, Recife, Ourinhos, Olinda, Barbacena, Vitória, Camaçari, Santos, Cabo Frio, Macaé, Juiz de Fora, Petrópolis, Friburgo, Joinville, Florianópolis, além do Rio de Janeiro, onde se apresenta frequentemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano, Teatro da UERJ e Vivo Rio. Por ser uma escola oficializada, os alunos que concluem o curso da EEDMO recebem registro de formação profissional reconhecido pelo MEC, podem estagiar no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, caminho natural para ingressar na principal companhia pública brasileira.