Festival Sinfonia para Todos
O Festival Sinfonia para Todos visa fortalecer e divulgar ações socioeducativas existentes na região por meio de uma programação de três dias com a apresentação de diversos grupos e iniciativas sociais locais. Haverá a presença de artistas e grupos convidados, proporcionando e estimulando o intercâmbio cultural entre os coletivos participantes, artistas e o público.
O Festival será realizado no complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2017 culminando em uma apresentação que reunirá todos os trabalhos realizados ao longo de 3 meses de atividades formativas em uma grande apresentação construída pelos grupos locais da comunidade, coordenadas pelo maestro premiado pela Unesco, Merlijn Twaalfhoven.
Haverá um processo de desenho e construção coletiva do festival, onde a comunidade irá participar de maneira colaborativa, fomentando o pertencimento e a apropriação por parte de todos.
- Proporcionar o intercâmbio cultural a pelo menos 150 (cento e cinquenta) crianças, adolescentes e jovens;
- Incentivar iniciativas artísticas existentes na comunidade;
- Contribuir de maneira direta junto às manifestações culturais do Brasil;
- Incentivar a formação de músicos e artistas da comunidade;
- Atender a uma demanda de espaço para produção, ensaio, apresentação das manifestações artísticas das comunidades;
- Proporcionar, por meio de atividades culturais diversas, entretenimento e conhecimento à população local;
- Movimentar através desta iniciativa cerca de 15.000 pessoas;
- Possibilitar a itinerância de algumas das atividades do evento em outras 4 bibliotecas-parques no estado do Rio de Janeiro.
Coletivos Locais Envolvidos:
BALLET DE MANGUINHOS
O Projeto Ballet Manguinhos há mais de 3 anos vem oferecendo gratuitamente, aulas semanais de Ballet Clássico, propiciando a jovens em situação de risco social, desenvolvimento sociocultural através da dança, assim como a melhora da autoestima e relacionamento interpessoal do bailarino.
ATELIÊ DO HADASHA
O projeto Criar Som é um projeto cultural sócio-inclusivo quel visa a socialização do jovem, por meio do aprendizado e da fabricação de instrumentos musicais confeccionados com materiais reciclados, tais como: vidros, ferros, couro, plásticos, papel, metais etc. Desenvolvendo o aluno profissionalmente no ofício de luthier.
ESCOLA DE MÚSICA DE MANGUINHOS
O Espaço Casa Viva desenvolveu uma escola de música em Manguinhos em parceria com a Fiocruz e a UFRJ, disponibilizando aulas de musicalização infantil, oficinas por instrumentos : sax, guitarras, contra baixo, violão, percussão, bateria e cavaquinho, aulas de percepção e teoria musical e canto Coral
TRANSFORMA MANGUINHOS (GRAFITE)
O projeto utiliza a arte do Grafite como ferramenta de comunicação, fortalecendo o protagonismo coletivo e a valorização comunitária, evidenciando a cultura local e apresentando possibilidades fortalecedoras para o empreendedorismo social.
Estão previstos no projeto a construção de telas e quadros a partir de oficinas e a construção de um mural permanente na comunidade.