Imagine um festival em que as crianças são as protagonistas e a música está em todo lugar, um grande piquenique no parque onde todos são bem-vindos. Essa é a proposta do Meu Primeiro Festival - um festival de música para crianças.
São três dias dedicados à música e à infância, em um ambiente preparado para crianças. Mais de 50 oficinas e 18 atrações musicais compõe a programação totalmente gratuita, que ainda conta com instalações interativas, bikes e trucks com comidinhas para elas e uma cenografia inteiramente voltada para a sustentabilidade e para pensar o futuro.
Os pequenos têm a oportunidade não só de escutar apresentações musicais de diferentes estilos, como também de viver e experimentar a música em todos os sentidos. Cada detalhe da cenografia e da programação é pensado para atender e respeitar as crianças e o planeta.
“Uma maratona cultural mirim.”


No espetáculo que mistura música e números teatrais, o grupo Farra dos Brinquedos retrata situações da infância de forma lúdica. Jazz, samba, choro e baião, entre outros ritmos, estão nas apresentações que a trupe faz.
O Virtual, um dos blocos mais populares do carnaval de rua do Rio de Janeiro, preparou uma versão adaptada ao público infantil explora a criatividade e a tradição das músicas folclóricas e dos cancioneiros do Brasil, sem, no entanto, esquecer o espírito do carnaval como as famosas marchinhas.

Cyclophonica única orquestra de bicicletas do mundo. Criada em 1999 por Leonardo Fuks e colegas músicos-ciclistas. Música, esporte, urbanismo e lazer, estabelecendo uma nova proposta de escuta e produção de som : o som em movimento Cyclophonica no Youtube : http://www.youtube.com/results?search_query=cyclophonica [] "É um negócio muito bom, não apelativo, de bom gosto. E os caras entendem de música"- Hermeto Pascoal

O espetáculo musical apresenta textos de ícones da literatura infantil brasileira como Ruth Rocha, Cecília Meireles, Adriana Falcão e Ziraldo, além de composições de Vinicius de Moraes para os miúdos.
Trazendo em sua formação o violino, clarinete/clarone, vozes, violão, teclado/sanfona e percussão, o grupo CRIA torna-se também uma forma descontraída de apresentar os instrumentos para as crianças.

Bruno Descaves apresenta a Máquina Boom Boom que, recheada de engraçadas e complexas marionetes a fio, cria um ambiente mágico ao som de lindas melodias tocadas no violino.

Marcelo Caldi, um dos principais instrumentistas da atualidade no Brasil, em uma apresentação arte-educativa voltada a crianças e adolescentes, tendo como foco a sanfona e as tradições nordestinas.