2020
possibilidade de novas cidades
Um mergulho imersivo na sua vida digital, somando-se uma explosão de cores, textos e imagens, aparentemente aleatórias. Mas eles são tão aleatórios? Em uma jornada audiovisual de aproximadamente 2 minutos, o visitante vivencia uma sensação de tirar o fôlego que mistura seu conteúdo real com uma dose de inteligência artificial em uma experiência exuberante.
Museum of Me - Um mergulho em sua alma digital
A instalação “Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital” cria uma jornada audiovisual de um minuto a partir das imagens compartilhadas pelo usuário em suas redes sociais. Esse DNA virtual é projetado em dezenas de displays de LCD instalados dentro de um cubo imersivo, em uma combinação de cores, textos e imagens, aparentemente aleatórios.
O visitante entra em uma sala inicialmente escura e silenciosa. Primeiro, percebe um som, depois, uma imagem e outras luzes em sua visão periférica. Progressivamente, os monitores são despertados em uma explosão exuberante de cores e sons.
Os padrões e as fotos se combinam para fazer uma colagem caleidoscópica abstrata. Então, surgem palavras: hashtags e legendas que correspondem às fotografias compartilhadas – grandes, pequenas, de cabeça para baixo e de lado.
São palavras familiares, registradas pelo próprio usuário nas redes sociais. As fotos se tornam gradativamente mais reconhecíveis e começam a ser descritas em legendas. O computador passar a ler e processar suas memórias, em imagens, palavras e gráficos. Quando acaba e todas as telas se apagam, deixando apenas o som de uma respiração rápida e ansiosa, fica a sensação de que poderia ter sido um sonho. O participante pode entrar na instalação com até três acompanhantes e compartilhar a experiência nas redes sociais.
“Museum of Me” usa inteligência artificial para interpretar a vida digital do visitante e para estimular sensações por meio de um sofisticado sistema de som dinâmico que permite sutis variações de acordo com o resultado das análises das fotos da pessoa”, comenta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dell’Arte, responsável pela produção da exposição.
A obra foi desenvolvida pela CACTUS, que já criou outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos.
Alta demanda + Fila inteligente: Devido ao alto fluxo e longas filas, desenvolvemos uma ferramenta de agendamento que permite ao visitante informar seu nome, telefone e email e então ele será informado do seu horário de participação, podendo circular livremente até sua vez.
Museum of Me - Timelapse da Montagem São Paulo