“Um balé moderno com os recursos de uma mega produção cinematográfica… uma obra colossal de teatro dançado”
2021 Outubro
Rio de Janeiro, São Paulo + 2 cidades a definir
A beleza e rigor da arte oriental
A mais importante e tradicional companhia de dança chinesa realizará turnê por 3 cidades brasileiras em maio, trazendo na bagagem o célebre balé “Lanternas Vermelhas”.
A única companhia de dança estatal da China e uma das mais prestigiadas do mundo, considerada pela crítica especializada internacional um dos mais importantes grupos de dança em atividade na atualidade: este é o Balé Nacional da China
Um dos trunfos da turnê será a apresentação do balé “Lanternas Vermelhas”, o espetáculo leva na direção a assinatura do cineasta Zhang Yimou, que dirigiu a mesma história no cinema.
O espetáculo, destaca-se não só pelo inovador conceito de iluminação e pelas soluções cênicas, que parecem levar o espectador para dentro de uma cena de cinema, como também pelos maravilhosos figurinos e perfeição técnica dos solistas e corpo de baile.
Uma das funções do Balé Nacional da China é promover a aproximação entre os povos. Dentro dessa perspectiva, a companhia atua como um autêntico embaixador cultural do país, especialmente no mundo ocidental. Foi levando essa mensagem de paz e confraternização que se apresentou em mais de 20 países da Ásia, Europa e Américas, além de Hong-Kong, Macau e Taiwan. As bem sucedidas turnês aos Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e Alemanha — que se estenderam também à Holanda, Suíça, Bélgica e Áustria — contribuíram de maneira decisiva para o prestígio internacional da companhia.
“O Oriente encontra o Ocidente em estilo épico”
“Os chineses inventaram a pólvora. O ocidente inventou o balé clássico. Coloque os dois juntos e espere encontrar um balé explosivo! Os bailarinos possuem uma incrível base técnica – fortemente influenciada pela escola russa com deliciosos toques do discreto estilo inglês – com piruetas sensacionais, extensões maravilhosas e excelentes pés”